Sanggojae

Sanggojae1

É difícil pensarmos em um projeto a ser feito sem ter uma ideia em mente, algo que nos sirva como inspiração ou objetivo, elemento principal ou ponto de partida. Na verdade o objetivo é a ideia filosófica a qual criamos para ter como base o nosso partido arquitetônico e então começarmos a pensar na disposição dos espaços e no volume, forma que expressa e sintetiza a nossa ideia filosófica.

Estava pensando em começar o texto de maneira simples, mas acabo de concluir o primeiro parágrafo como um professor de projeto iniciando as orientações aos seus alunos nos projetos.

É que aprendemos de um jeito complicado, difícil de suavizar as ideias para um leigo do assunto ou dizer simplesmente o que é arquitetura e no que ela se baseia.

Sanggojae é a inspiração de um roteirista que baseou o seu k drama Personal Taste com um pano de fundo no mundo da arquitetura. É a casa projetada por um arquiteto famoso que é tida como inspiração para um jovem arquiteto se lançar na concorrência de um concurso de arquitetura.

Sanggojae

“Sanggojae é um pequeno universo para que uma família tenha seus sonhos” esse seria o objetivo do projeto da casa, seu partido arquitetônico é a fusão da casa tradicional coreana com o moderno e uma ênfase no espaço interno de convivência, o jardim. É nesse local que os personagens principais mais convivem, têm momentos românticos e sonham.

enterooms.wordpress.com

enterooms.wordpress.com

Foi então que, em um belo roteiro, eu pude ver a importância da arquitetura de maneira simples, traduzida em momentos de convivência e conforto. A arquitetura estava presente ali como personagem, para colocar em discussão a supremacia das grandes construtoras ou dos grandes nomes em concursos, a concorrência, a falta de tempo e as preocupações do mundo da arquitetura.

O mundo da arquitetura me pareceu um ring de vale tudo, com as influências, os conflitos, as trapaças, como um mundo profissional tão intenso que consome a vida social e faz com que nos esqueçamos completamente dela.

Como fazer arquitetura e não dar tudo de si? Eu só então senti porque recorri à arquitetura, eu vi que o que eu gostava era de habitar. A casa, o lar, não é um elemento separado da sua vida, ela é parte de você. Simplesmente deitar no sofá e poder ver da janela o sol se pondo, sentar em um banco de madeira em uma varanda com um livro ou apenas deitar na cama com sono depois de um dia exaustivo. Tudo isso é confortável, e esse conforto é o que proporciona a arquitetura.

Hoje eu sei que o que gosto mesmo é de conforto. Daqueles lugares que podem ser chamados de Sanggojae.

“Ó e agora? O que Jessica Jung acha disso?”

Esse post foi publicado em K drama, Personal Taste e marcado , , , , . Guardar link permanente.

9 respostas para Sanggojae

  1. Katie disse:

    Oie, Sou a Katie do In Lands Asian, adorei seu blog, continue assim, são os blogs que comentam dramas que ajudam os fansubs a divulgarem seu trabalho. Eu queria uma casa como Sanggojae para eu poder morar com meu lindo namorido, quem sabe um dia né? ^_~

    • migraziele disse:

      Eu também quero um Lee Min Ho embalado pra presente dentro de uma Sanggojae! huaheuaheuae Sonho de toda mulher eu diria! Pretendo comentar sobre muitos dramas, acompanhe também! Beijos

  2. tyelesantos disse:

    oii minha linda vi seu recadinho no blog e adoraria fazer parceria contigo tu pode fazer um banner e me mandar por e-mail?
    assim posso fazer a propagada para ti.
    se tu quizer tambem da pra fazer um post, elabora algumas coisinhas e me manda q posto no blog ta…
    bjs parabens pelo site ta lindo

  3. Susana disse:

    Hummmmm que profundo…
    Me fez pensar no que gosto mesmo da minha casa, e me fez ver também que hoje ela está uma bagunça e bem longe de ser um “Sanggojae” hehehehehehe…

    Não vi “Personal Taste”, mas acho que entendi, aliás eu costumo dizer que a luz que muda dentro de casa conforme mudam as estações me faz sentir muito bem, tem gente que não entende quando falo isso, mas acho que é uma certa nostalgia misturada à esse tipo de conforto que você comentou, o conforto não é somente para o corpo mas para nosso espírito também, um sentimento de bem estar…

    Amei…

  4. Ameeeeeiii esse post! Sim o primeiro paragrafo foi que nem as aulas dos meus professores de projeto!!! Eu amei essa arquitetura a ideia de estando na sala poder ver o porão, era fantástica!
    Lee Min Ho como arquiteto foi a minha melhor fantasia XD Eu ainda quero fazer um post no meu blog sobre arquitetura coreana, vou ter q ralar muito para fazer isso =D Amei o seu WP!! Tá de parabéns!! Vou sempre dar uma visitinha aki! bjs Deia ;D

    • migraziele disse:

      Oi Déia, fico feliz que tenha gostado! Eu adorei seu blog quando vi. Olha só, como eu. rs
      Vou gostar de ver seu post sobre arquitetura coreana! (Eu sei pouco a respeito)
      Beijos! Até 😀

  5. Pingback: Personal Taste | TUDO ASFIXIA

Deixe um comentário

