Sobrevivente

S de Sobrevivente, isso mesmo Sorvete. Sobrevivente sobreviveu à essa nossa era de pseudos escritores aka escritores de best sellers, é do mesmo autor do livro Clube da Luta, Chuck Palahniuk. Chuck Palahniuk é ácido acetilsalicílico só que não, para você que  gosta de inflamatórios, narrativas pesadas, agressivas, transgressoras, subversivas…

A linguagem de Palahniuk é constante em seus livros, todos têm a mesma áurea, a mesma ideia de oposição ao consumismo, o consumismo leva à destruição/conformismo/desilusão da sociedade, com o único fim plausível de destruição e queda. ((É um livro altamente cinematográfico.)) Sobrevivente conta a história de Tender Branson, narrado em primeira pessoa com capítulos numerados em contagem decrescente onde estamos lendo a gravação (a caixa preta) de Branson em uma cabine de um avião onde ele resolve contar toda a sua história e o motivo pelo qual ele sequestrou o avião para se suicidar.

Tender Branson é um membro da Igreja do Credo, e acredita em sua fé e até o dia da Libertação (onde os membros devem todos se suicidar) ele age padronizadamente sem ter coragem suficiente para se suicidar, mas agora ele já sabe que tem que se suicidar e que não tem escape possível. Tender Branson é um cara excêntrico e perdido, ele conta sua vida de maneira fragmentada, com frases repetidas criando inevitavelmente uma sensação de neurose psicótica do narrador (aka estilo do autor). Ele muitas vezes beira à loucura e perde completamente o senso de coisas certas ou erradas começando a duvidar de tudo e vendo como é difícil ter que dar passos sozinho (sem padrão, sem alguém que o guie, sem que sua vida seja determinada por outro).

Chuck Palahniuk lança a grande de questão de que estamos todos sendo guiados, ora por uma crença, ora por estilos de vida, ora por determinadas pessoas. E que, se sairmos desse ciclo vicioso estaremos em completo vazio, sem saber o que fazer, sem saber lidar com a “liberdade” de conduta. Nós não somos treinados para lidar com o desconhecido, com o novo.

Tender é o paradoxo entre seguir uma ordem, uma lógica e ter fixação por organização (refletindo os costumes que aprendeu no credo) e ao mesmo tempo tem uma tendência a querer se lidar da ordem, da lógica e de todas as regras da sociedade, que ele não entende e que o incomoda. Ele estabelece um paralelo com a sociedade “sem” regras, “sem” religião, que “se diz” com toda liberdade, mas que ele vê em pequenas frestas que também segue padrões e ordens. Há uma confusão com seu número de telefone e ele se vê dando conselhos para pessoas (que estão prestes a se suicidar e fazem a ligação) para que se suicidem mesmo.

Isso se mata mesmo. Sobrevivente é tragicômico e Branson é um anti-heroi de primeira. É interessante quando ele mesmo conta piadas da Igreja do Credo. Como você sabe que é alguém da Igreja do Credo? Morto. O que alguém da Igreja do Credo está fazendo agora? Morto. Há muitas reviravoltas, Branson se torna famoso e tem um relacionamento/romance com Fertility, que é sensitiva ao ponto de ter sonhos de desastres e ela saber exatamente quando e onde eles ocorrerão, ele e Fertility se aproveitam e têm cenas ótimas nessas situações (Lembrou-me os personagens (casais) de Martin Page).

Branson se torna fugitivo da polícia (por causa de seu irmão que mata todos os que eram da Igreja do Credo e ainda não se suicidaram) e vai de encontro ao seu inevitável fim, uma vez que ele mesmo já não sabe aonde quer chegar e se viver, com todas as dores e traumas do passado (toda sua família se suicidou junta no dia da Libertação), já  não consegue pois está asfixiado demais. Tender Branson mais do que ninguém era alguém que sabia com todas as letras que tudo asfixia.

“Ó e agora, o que Jessica Jung acha disso?”

Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s