Das leituras de 2013

Acho que estou ficando velha. Tenho (ou tinha) uma memória ótima. Eu, sem esforço nenhum, decorava números de telefone, datas de aniversários de todos os familiares e amigos, senhas de todos os sites e emails e etc. Agora, nem o que eu li ano passado (11 dias atrás) – e concluí – eu sei com certeza.

jessica_reading_english_book_snsd_holiday_photobook-6936

Colocando um expressão coloquial que expressa melhor o que tenho a dizer agora, eu, “meio que” apago tudo o que não interessa ou é – para mim – irrelevante como por exemplo nome de ruas e localização, informação banais sobre as coisas, nomes de marcas, nomes de filmes, nome de livros (após um período de não-contato com ele), nome de colegas de classe,  nome dos meus professores e até uma dificuldade de identificar quem são e de onde são os “conhecidos” não-íntimos que vejo na rua e matuto matuto e nada.

Sim, os tempos estão chegando. E com eles faço sempre uma lista imensa dos livros que “devo comprar e ler” e faço uma grande dos que conhecei e li até o final, dos que parei por motivo indeterminado, dos que achei um verdadeiro porre e definitivamente abandonei, dos que não sei onde estão e não lembro o nome, dos que efetivamente li, mas sem saber exatamente quando e em que ano, dos ebooks que comprei e de todas as primeiras páginas de vários livros que li “para saber se era bom”, sem contar os que peguei emprestado li e devolvi e não fiz anotações sobre e se perdeu no limbo lindo da minha mente sem retorno.

jessica_snsd_by_vincentthan

Então, foi para mim muito penoso fazer uma pequena lista de alguns livros que realmente que li em 2013. Vamos lá:

1) Bonsai de Alejandro Zambra (ganhei de presente de aniversário de uma amiga linda ♥);

2) Solanin 1 e 2 de Inio Asano (mangá – peguei emprestado);

3) O clube dos suicidas de Robert Louis Stevenson;

4) A desobediência civil de Henry David Thoreau;

5) O sentido de um fim de Julian Barnes (peguei emprestado);

6) Criaturas da noite de Neil Gaiman;

7) Imagem violência – etnografia de um cinema provocador de Rose Satiko Gitirana Hikiji (que me render o post Kdrama à luz da antropologia);

8) @mor (ebook) de Daniel Glattauer;

9) Emmi & Leo – A sétima onda (ebook) de Daniel Glattauer;

10) Snuff de Chuck Palahniuk;

11) A volta do parafuso de Henry James;

12) Os dias estão todos ocupados – As aventuras de Calvin e Haroldo de Bill Watterson.

Os que comecei e não terminei (só alguns para não cansá-los), mas vou terminá-los (rs):

1) Mulheres Perfeitas de Ira Levin;

2) O império do efêmero de Gilles Lipovetsky;

3) Desonra de J. M. Coetzee;

4) Ficando longe do fato de já estar meio que longe de tudo de David Foster Wallace;

5) Os enamoramentos de Javier Marías;

6) Diário do subsolo de Fiódor Dostoiévski.

Jessica Jung

Os que comprei nos sebos do centro e ainda nem tive a chance de pegar para ler – e tenho que tomar vergonha na cara para ler -:

1) Moby Dick de Hermann Melville;

2) Cem anos de solidão de G.G. Márquez;

3) Os meninos do Brasil de Ira Levin;

4) Se um viajante numa noite de inverno de Ítalo Calvino;

5) Ilusões perdidas de Honoré de Balzac.

Os que comecei a ler e abandonei para nunca mais:

1) Como ficar sozinho de Jonathan Franzen (emprestado);

2) Uma longa queda de Nick Hornby (emprestado).

Os que pretendo começar a ler em 2014 aka comprar em algum lugar etc:

1) A elegância do ouriço de Muriel Barbery;

2) Mrs. Dalloway de Virgínia Woolf (sim, não li, mas agora é questão de honra)

3) Entrevistas com Andy Warhol coletânea da Blackie Books;

4) Tristessa de Jack Kerouac;

5) À primeira vista de Nicholas Sparks (Vou dar uma chance pro Nicholas porque ganhei esse livro – pela minha eficiência no trabalho rsrs);

6) O elogio da madrasta de Mário Vargas Llosa.

Jessica Jung

Dos que terminei a leitura confesso que O sentido de um fim me surpreendeu bastante, gostei muito do jeito como ele escreve e muito da história. Também me diverti muito – devorando mesmo – o romântico ebook @mor que a brisa toda acontece por email, digo, é romance virtual.

Bonsai também foi muito fofo, o que me fez querer conhecer outros escritores chilenos. A volta do parafuso me fez perceber – e em um momento oportuno – o quanto a gente pode pirar na batatinha sem fundamento nenhum… O clube dos suicidas de Robert Louis Stevenson só me confirmou como o humor refinado de Stevenson é genial e A desobediência civil de Henry David Thoreau me lembrou o tempo todo de Into the wild, há uma grande eloquência em nos convencer a sermos leitores vorazes – e não jogos -, me lembrou de Hakim Bey e terrorismo poético e me fazer ver que tenho sempre pé na conspiração.

Sem falar que Neil Gaiman – que não tenho muito contato em leituras – me fez perceber que um assunto simples contado de outra maneira ou talvez de uma maneira que só Neil Gaiman saiba pode se tornar um assunto extraordinário. Já Calvin é amor. ♥ Mas o meu “achado” de 2013 foi David Foster Wallace, que conto em outra ocasião.

P.S.: Li um HQ Fun Home de Alison Bechdel (emprestado, este eu realmente demorei para lembrar) e não tenho certeza se foi 2012 ou 2013 mesmo. Enfim, era um que ia com certeza fazer um post a respeito. Nesse tempo “indefinido” também li o HQ Wilson de Daniel Clowes – lindinho. Também o livro O arquiteto de Rui Tavares entre 2012/2013. Sem contar os do Batman. Comprei um Batman no Uruguai, mas daí é outro post.

E vocês de qual leitura mais gostaram em 2013? Conta ae!

Mas, vocês sabem né:

JANE AUSTEN BEFORE IT WAS COOL

* Todas as imagens foram retiradas da internet, se você tem direito de imagem de alguma delas deixe um comentário para que possamos dar os devidos créditos.

Sobre migraziele

Tamires, ou migraziele, tem 22 anos e é estudante de arquitetura e urbanismo. Gosta da Coréia do Sul, dos coreanos, dos doramas e de cultura asiática em geral. Gosta de livros, café, fotografia, moda e de viajar como dois terços da internet.
Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

